HomeA EscolaApresentação

Escola Contemporanea de Dança

A Escola Contemporânea de Dança, Fundada em 1990 por Fatima Suarez na cidade do Salvador na Bahia, foi criada com a proposta de oferecer um ensinamento técnico de dança clássica, moderna e contemporânea, aliado a criação coreográfica.

Utilizando o conhecimento artístico como reflexão, e com o propósito de desenvolver as potencialidades dos seus alunos, a escola busca incentivá-los a construir uma autonomia física e moral, valorizando a cooperação e o respeito à diversidade.

O nosso quadro de professores está em constante trabalho de formação onde a prática da pesquisa e da criação é valorizada a fim de que os mesmos possam refletir e discutir sobre suas aulas ampliando o seu conhecimento e a sua autonomia.

Para que a filosofia de ensino da Escola Contemporânea de Dança se concretizasse foram necessários vários estudos, que tornam o seu trabalho diferenciado e marcante na formação de vida dos seus alunos. Clique abaixo para conhecer os nossos diferenciais.


Ensino da técnica de Isadora Duncan

O principal diferencial da E.C.B. é o ensino da técnica de dança moderna de Isadora Duncan.

Em 1992 a escola iniciou um intercâmbio com a Isadora Duncan Foundation de Nova York, dirigida pela americana Lori Belilove. Desde então, seus professores e alunos tem tido a oportunidade de participar de cursos e espetáculos no Brasil e em Nova Iorque intercambiando com  professores que descendem de uma linha direta de discípulos de Isadora Duncan, tornando possível o ensino destes conhecimentos a novas gerações de dançarinos aqui no Brasil.

Isadora Duncan transformou a dança, com sua filosofia de liberdade, expressividade e beleza. Para sustentar esta maneira de pensar, criou exercícios que utilizam ao mesmo tempo o universo físico e sensorial do indivíduo. Estes exercícios provocam uma reflexão natural, e praticados ao longo dos anos possibilitam a conquista de uma soltura corporal e o conhecimento das bases da dança moderna.


Esta conquista será fundamental par que o aluno entre em contato com outras técnicas contemporâneas oferecidas pela escola ao longo da sua formação, ampliando o seu repertório de dança.

Metodologia para crianças de 3 a 7 anos

Um importante diferencial da E.C.D. diz respeito à metodologia de trabalho utilizada para as turmas de 3 a 7 anos. Buscamos respeitar o movimento da criança, explorando o seu próprio corpo no espaço, considerando as suas principais aquisições psicomotoras. Ao mesmo tempo, oferecemos desafios que favorecem a percepção do corpo como um todo integrado e sua expressão através do movimento. Desenvolvemos uma metodologia que possibilita que os conteúdos de dança sejam trabalhados de modo a considerar também os interesses das crianças bem como a singularidade de cada grupo. Assim a escola procura oportunizar as crianças ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, explorar diferentes qualidades e dinâmicas utilizando gestos diversos e ritmos corporais que vão favorecer a construção gradativa da consciência acerca dos limites e potencialidades do seu corpo, bem como de uma apropriação da dança como código de linguagem e canal de expressão.